Marcadores

sexta-feira, 9 de março de 2012

NASA EMITE ALERTA DE TEMPESTADES SOLARES





Desde a última quarta-feira, dia 07/03/2012,  o nosso planeta está enfrentando a maior tempestade solar já registrada em mais de oito anos. A Agência Espacial Norte-Americana NASA tem previsto que nos próximos 24 meses - 2012 e 2013 -  a atividade solar vai se intensificar. Isso significa dizer que havera intensas erupções solares, provocando ondas gigantes da denominada Massa Coronal, composta por gases superaquecidos,  partículas carregadas,  plasma e poeira solar, que viajarão em velocidade pelo espaço e, por vezes, se chocarão com o campo magnético da Terra, provocando alterações significativas  na nossa vida cotidiana, principalmente no que se relaciona a telecomunicações, energia e dados. Isso porque atualmente somos muito dependentes de satélites de comunicações, GPS, energia elétrica e ondas eletromagnéticas e de rádio, que poderão ser fortemente afetados pelos eventos, ocasionando alguns “apagões” nos sistemas.



Desde a emissão do alerta pelos equipamentos da NASA, logo após a divulgação dos dados, o site da Agência Espacial caiu devido ao volume expressivo de acesso e na quinta-feira esteve fora do ar até o momento em que este artigo estava sendo redigido. A postagem da matéria foi programada para as primeiras horas da sexta-feira dia 09/03/2012, para não interferir com a comemoração do Dia Internacional da Mulher, mesmo porque os efeitos dessa tempestade solar só serão conhecidos após alguns dias e nós não teremos como evitá-los no presente momento.

A Massa Coronal viaja no espaço a uma velocidade média de aproximadamente 4,8 milhões de quilômetros por hora. Dá para “realizar” essa velocidade??? Pois bem, isso significa que atinge o nosso planeta 35 horas após o início do evento.



Essas previsões são obtidas a partir de um  Laboratório de Dinâmica Solar que a NASA colocou no espaço em 2010, que envia imagens do Sol para os cientistas em tempo real, possibilitando uma previsão de evento com uma margem de erro de apenas 13 minutos.

Embora esse laboratório consiga enviar imagens e revelar o tamanho da tempestade solar, ele não consegue medir a  intensidade dessa tempestade. Por isso nunca se sabe qual será realmente o efeito eletromagnético na Terra até  que a onda atinja outro equipamento da Nasa, o Explorador Avançado de Composição, esse sim,  capaz de medir a potência e intensidade da onda solar. A partir daí, soam-se os alarmes do nosso planeta com  uma hora de antecedência do impacto.

Agora me digam. Dá pra fazer o que???
Respondo: Orar ao PAI para que nada pior aconteça à Terra!



A NASA também teme que essa tempestade possa causar algum dano mais sério à Estação Espacial Internacional tripulada que está em órbita terrestre.  Afirma que esses eventos se tornarão mais freqüentes até o ano de 2013, porque o Sol está caminhando para atingir a sua atividade máxima no próximo ano e, daqui até lá, os eventos que tiveram início no ano passado se tornarão cada vez mais freqüentes e, muitos deles, poderão estar direcionados para a Terra, como o que está ocorrendo agora.

Outras agências espaciais e comunidade científica se mantém silentes, cautelosos de tecer comentários antecipados aos resultados da avaliação pós evento.

Apesar de tudo, a NASA se mostrou satisfeita com o resultado de suas previsões até agora e, muito em breve, quando o site retornar a público após o fim deste evento, teremos novos dados para divulgar aos leitores interessados.

O site da National Geographic anunciou também que vôos estão sendo desviados das regiões próximas aos pólos terrestres a fim de evitar as áreas bombardeadas pelas partículas da explosão solar.

(http://ay20-monica.blogspot.com/2011/10/aurora-borealis.html)

Fora os danos e outros efeitos indesejáveis ainda não levantados, o fenômeno poderá causar auroras boreais e austrais de grande intensidade e beleza, que certamente serão documentadas pelos instrumentos da NASA que não forem afetados no Espaço.

A seguir alguns links de sites e vídeos ilustrativos do fenômeno que está ocorrendo.








NATIONAL GEOGRAPHIC - http://news.nationalgeographic.com/news/2012/01/120124-solar-storm-geomagnetic-auroras-flights-sun-earth-space-science/

REVISTA GALILEU - http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI292917-17770,00-PREPARESE+TEMPESTADES+SOLARES+FORTES+ESTAO+CHEGANDO.html

TEC-MUNDO - http://www.tecmundo.com.br/energia-solar/5484-catastrofe-em-2012-como-uma-tempestade-solar-pode-acabar-com-a-energia-eletrica-na-terra.htm

SOLAR STORM WARN - http://solarstormwarning.com/

NASA - 2012: Beginning of the End or Why the World Won't End?

www.nasa.gov/topics/earth/features/2012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário