Marcadores

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PRIMEIRA VIAGEM ESPACIAL DA INICIATIVA PRIVADA




A NASA - Agência Espacial Americana - deu “luz verde” para o lançamento do foguete Falcon 9, que transportará a cápsula não-tripulada Dragon, rumo à ISS - Estação Espacial Internacional. 

A primeira missão privada será de responsabilidade da empresa SpaceX e partirá do Centro Espacial Kennedy, de Cabo Canaveral - Flórida no dia 19 de maio, sábado próximo.

Depois de avaliados todos os equipamentos e softwares pelo responsável pelos programas espaciais William Gerstenmaier, a empresa americana fará história como a primeira a promover uma odisséia espacial privada.



Essa missão objetiva a entrega de suprimentos à Estação Espacial Internacional, e sofreu inúmeros retardos, o último deles motivado por problemas com o software de gerenciamento e comunicação. O dia 22 de Maio foi escolhido como uma data de backup, em caso de novos retrocessos.

Assumindo que tudo corre conforme o previsto, a cápsula Dragon irá entregar à tripulação da Estação Espacial Internacional aproximadamente 500 quilos de mantimentos, e será depois carregada com uma carga ainda maior para a viagem de regresso. 



Se bem-sucedida, essa missão será o marco inicial dos voos espaciais privados, abrindo espaço para grandes investidores promoverem outros vôos para preencher o nicho aberto pelo fim de tais viagens pela NASA.

O objetivo da NASA é baixar os custos, com a abertura de espaço para quqe empresas concorrentes produzam veículos que sirvam como taxis espaciais para envio de astronautas, equipamentos e suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS - Sigla em inglês).



A cápsula Dragon – tem uma massa de seis toneladas, mede 5,2 metros de altura e 3,6 metros de diâmetro. A acoplagem será auxiliada pelos tripulantes da ISS, que conduzirão a manobra com ajuda de um braço robótico. Permanecerá acoplada à ISS por 3 semanas, antes do retorno. 



Em Julho de 2011 chegou ao fim o programa das naves espaciais americanas conduzido pela NASA. A Agência Espacial Americana admitiu que já é tempo de confiar ao setor privado a missão dos voos de reabastecimento e transporte de astronautas para a estação. 







A imagem acima mostra um dos lançamentos do Ônibus Espacial Columbia. Esta nave se desintegrou 19 minutos antes do término da missão, ao re-entrar na atmosfera, em 1º de fevereiro de 2003, devido a danos não detectados em seu escudo cerâmico de proteção. Todos os sete tripulantes morreram.


Desde o último voo de uma nave espacial em Julho de 2011, a NASA depende da carona do programa russo Soyus para levar os seus astronautas, provisões e equipamentos até à ISS, o que poderá ocorrer pelo menos até 2015.




Este foi o primeiro de uma série de três lançamentos orbitais registados a 17 de Maio num espaço de cinco horas!
A Rússia levou a cabo o último lançamento de um foguetão Soyuz-U desde o Cosmódromo de Plesetsk, com estas lançadores a serem ali substituídos pelos foguetões Soyuz-2.
A missão teve como objectivo colocar em órbita um novo satélite militar de observação da série Kobalt-M que recebeu a designação Cosmos 2480. O lançamento teve lugar às 1405UTC do dia 17 de Maio de 2012 e foi levado a cabo a partir do Complexo de Lançamento LC16/2.
Este foi o 435º Soyuz-U a ser lançado desde Plesetsk. (Fonte: astropt.org) 


No dia 4 de abril de 2011 a NASA pegou carona com a SOYUS no lançamento do foguete TMA-21, numa missão que comemorou os 50 anos do Programa Espacial Russo, desde o seu primeiro astronauta YURI GAGARIN. Com uma tripulação composta de 2 russos (Aleksander Samokutyaev e Andrei Borisenko), o americano Ron Garan integrou a equipe internacional que permanecerá os próximos meses em órbita.

No dia 14/05/2012 o Programa Espacial Russo Soyuz lançou o foguete TMA-04M que levou à ISS a Expedition 31 crew, com três novos tripulantes além de provisões. 

Ontem, 17/05/2012, a tripulação disponibilizou víceo, que a NASA postou. Assista:

Se não ver a postagem do vídeo, acesse o link:



http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?media_id=143877591

Nenhum comentário:

Postar um comentário