Marcadores

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A ESCOLHA PRÉVIA É IMPORTANTE


Daqui a alguns dias os Partidos Políticos começarão a escolher os candidatos para nós. 


Isso mesmo. Os Partidos Políticos é quem, DE FATO, escolhem os nossos representantes. Eles só levam às urnas os nomes daqueles que os seus filiados, com poder de voto, escolhem previamente nas Convenções Partidárias. 


É no momento das Convenções que os governantes são eleitos preliminarmente, e quando os Partidos Políticos não possuem nomes expressivos que reunam quantidade de voto suficiente para determinado cargo, começam as famigeradas COLIGAÇÕES. 


As Coligações Partidárias são como colchas de retalhos feitas com sobras de tecidos, e, embora sejam interessantes e democraticamente legais e por isso permitidas, costumam se parecer mais com um Frankstein dos mais pavorosos filmes de terror.


Esses acordos partidários fundem ideologias díspares em torno de um nome, e isso pode provocar prejuízos irreparáveis aos cidadãos e à Nação.


Um pequeno exemplo é o cargo de VICE, que compõe a chapa para substituir o titular candidato a um cargo executivo. Esta figura, muitas vezes pálida, em certos casos é a que de fato vai exercer o poder que o eleitor conferiu ao titular.


 No futebol, vice não é nada. 


Mas na política,  o assunto é sério, muda de figura, porque o vice é o pesadelo do eleitor. 


Não são raras as vezes em que a gente vota no candidato e o VICE que assume e governa. Veja o que ocorreu com o  Presidente de 1985/1989, o Presidente de 1992/1994, os Governadores do último ano de gestão de quase todos os Estados brasileiros... E não foi diferente com muitas prefeituras, inclusive com o atual Prefeito de Cuiabá...


Fora o que ocorre no Poder Legislativo, que você vota num candidato, o partido vai lá, faz um acordo, ele assume um cargo no executivo e um suplente analfabeto qualquer passa a legislar em nome do povo.


Eleição é coisa séria. Tenha responsabilidade quando for exercer a sua cidadania!


Filie-se a um Partido Político e escolha o nosso candidato a candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário