Marcadores

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

GENTE QUE COOPERA, CRESCE!


 Encaminhando este e-mail que recebi, achei muito útil e apropriado para o momento.
 
Helena Prado M D Monteiro 
helprado@yahoo.com
 

LIÇÃO DA ROÇA
 
Numa região rural, onde as famílias de pequenas propriedades labutam bravamente para conseguir um mínimo de alimentos que os mantenha entre os vivos, a vida não lhes sorri; a terra é boa, mas recursos para cultivá-la com racionalidade não existem, as esperanças mínguam enquanto as incertezas crescem. A miséria presente não sensibiliza o governo ausente.
Uma madeireira compra, na região, grande área coberta de vegetação nativa onde se encontra um morro e inicia a extração de madeira pelo cume.
Além da vida sacrificada que levam, os humildes habitantes do local tem que conviver, agora, com o medo das conseqüências que o desmatamento do morro possa causar nas propriedades localizadas no sopé.
O medo une as pessoas. Resolvem, então, após várias reuniões, protestar. Recolhem assinaturas e reivindicam providencias das autoridades.
Funcionou. Após muitas reuniões e apego coletivo à causa, o perigo foi afastado.
Esse fato, mostrado no programa Globo Rural de 22-07-12, nos ensina que, sem enfrentar não se consegue lutar e, sem lutar jamais saberemos se é possível um objetivo ser alcançado e, se possível, a união é fator de máxima importância para atingir, melhorar e conservá-lo.
Mais. Inspirados nessa conquista os moradores da região resolvem reunir-se periodicamente para tentar, em conjunto, resolver seus problemas de produção e comercialização, entre outros, com a finalidade melhorar o padrão de vida da comunidade.
Colheitas em sistema de mutirão, transporte racionalizado, entre outras providencias, conseguem baratear a produção.
A qualidade da saúde da comunidade eleva-se com a construção de fossas assépticas, em todas as casas, financiadas por um banco governamental, (os resíduos residenciais eram despejados no rio sem qualquer tratamento).
A produtividade da lavoura tem significativa melhora com a aplicação do resíduo liquido na adubação.
Hoje, muitos dos que pensavam em tentar a sorte em outras paragens, diante das modificações ocorridas, abandonaram a idéia.
Uma frase simples de um simples habitante da região, ao ser entrevistado, nos leva à reflexão: "O homem é capaz de mudar tudo, se quiser".
A lição que vem da roça é:
Se não houver união e disposição continuaremos elegendo corruptos, crápulas, incompetentes, "mensaleiros" e vagabundos em proporção muito superior aos raros eleitos que dignificam o cargo.
Se não houver união e disposição cada vez mais vergonha as pessoas honradas vão sentir das nossas instituições.
Se não houver união e disposição vamos sempre aceitar, sempre, que nos digam, sem qualquer critério legal, o que fazer e quanto pagar.
Se não houver união e disposição não haverá redução da desigualdade de berço que é, por sinal, o berço da desigualdade social.
Se não houver união e disposição votar conscientemente será uma inutilidade e fará do mais integro cidadão um mero cúmplice.
Se não houver união e disposição jamais vamos alterar, para melhor, alguma coisa na administração do país.
 
Se você quer mudar, enfrente e vá em frente.
PENSE, REPENSE e REPASSE
 
Geraldo Hernandes
eleitor 1326801601-59
T027     07-2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário