Marcadores

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ASTERÓIDE 2005 YU55 passará pela TERRA no dia 08/11/2011





A NASA está ultimando os preparativos para acompanhar a passagem do asteróide próximo à TERRA no próximo dia 08 de novembro de 2011.


A imagem do asteróide 2005 YU55 (acima) foi gerada pelos dados recolhidos, em abril 2010, pelo telescópio do radar de Arecibo, em Porto Rico. 


Os cientistas da NASA estarão seguindo o asteróide 2005 YU55 com as antenas do da rede da agência, em Goldstone, Califórnia.


Vinda do espaço profundo, o bloco de rocha espacial voa em direção à terra e passará, no dia 08/11/2011, a uma distância considerada segura, apesar de ligeiramente mais próxima do que a órbita da Lua. 


Os cientistas acreditam que esse evento é uma oportunidade inédita para estudo do corpo celeste de 400 metros de diâmetro, aproximadamente. Essa distância mais próxima que um objeto dessa ggrandeza passa da Terra em momento que todos os instrumentos científicos e tecnológicos de última geração poderão observar e fazer a varredura desse objeto.


O acompanhamento da passagem do asteroide teve início as 09:30h (PDT) desta sexta-feira, dia de hoje, 04 de novembro de 2011, atavés do direcionamento da antena maciça de espaço profundo da rede da agência. No dia 8 de novembro o radar de Arecibo em Porto Rico fará a medição da passagem do asteroide na distância mais próxima do nosso planeta, por volta das 3:28h (PST). 




Imagem dinâmica original: http://www.nasa.gov/images/content/541440main_2005_YU55_approach.gif


A trajetória do asteróide já é bem conhecida. No ponto de maior aproximação estará não mais que 324.600 km de distância da Terra, o que significa que passará a uma distância 15% menor que a compreendida entre a Lua e a Terra.


Os cientistas da NASA acreditam que o asteróide não causará nenhuma influência no campo gravitacional da terra e nem ocasionará nenhum efeito detectável em qualquer coisa aqui na terra, incluindo nas marés e placas tectônicas.


Embora o 2005 YU55 esteja em uma órbita que o traga regularmente à vizinhança da terra (e de Venus e Marte), a esperada passagem no ano de 2011 pela órbita da Terra é a mais próxima que já ocorreu pelo menos nos últimos 200 anos. 


Durante o acompanhamento, os cientistas usarão o Goldstone e as antenas de Arecibo para enviar ondas de rádio, cujos ecos de radar retornados do 2005 YU55 serão coletados e analisados. 


Os cientistas da NASA esperam ainda obter boas imagens do asteróide através de Goldstone, com uma resolução de aproximadamente 7 pés por o pixel. Isto deve revelar uma riqueza de detalhe sobre o asteroid, tais como características da superfície , sua forma, dimensões e outras propriedades físicas (veja o " Radar Love" - http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2006-00a). 


Observações do radar de Arecibo do asteróide 2005 YU55, feitas em 2010, indicam que ele deve ser aproximadamente esférico na forma. Está girando lentamente, com um período da rotação de aproximadamente 18 horas. A superfície do asteróide é mais  escura que o carvão vegetal, em comprimentos de onda óticos. 


Os astrônomos amadores que quiserem observar o YU55 precisarão de um telescópio com uma abertura de 6 polegadas (15 centímetros) ou maior. 


A última vez que uma rocha do espaço tão grande como essa veio assim perto à terra foi  em 1976, embora os astrônomos não tivessem conhecimento naquele tempo. A próxima visita de um asteróide nessa proximidade está prevista para  2028. 


A NASA detecta, segue e caracteriza os asteróides e os cometas que passam perto da terra usando os telescópios em terra e baseados no espaço. O programa de observações de objetos nas proximidades da Terra, chamado geralmente " Spaceguard, " descobre estes objetos, caracteriza um subconjunto deles, e traça suas órbitas para determinar se alguns poderiam ser potencial perigosos a nosso planeta. 


O laboratório da NASA que controla o programa de objetos nas proximidades da Terra tem sede em em Washington. JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena. Mais informação sobre asteróides e objetos da próximos da Terra podem ser encontradas no link da NASA em: http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch. Mais informações sobre a pesquisa de radar de asteróides estão em: http://echo.jpl.nasa.gov/. Mais informação sobre a rede do espaço profundo estão em: http://deepspace.jpl.nasa.gov/dsn.


Crédito de imagem: NASA/Cornell/Arecibo 
Crédito da imagem: Animação da trajectória para o asteróide 2005 YU55 - novembro 8-9, 2011. 
Crédito de imagem: NASA/JPL-Caltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário