Marcadores

Amigos (13) Brasil (15) ByMK (25) Carro (1) Casamento (3) cidadania (12) Comemorações (18) Copa do Mundo (13) Crochê (6) Culinária (2) dever (6) Dilma (5) direito (6) diversão (2) E-mail (1) Família (16) Fashion (5) Flores (10) forum (2) foto (9) Futebol (19) Gente (26) Gospel (7) Helena (38) Humor (3) inverno (5) Jaciara (1) John Lennon (1) justiça (5) lucas do rio verde (4) Lula (19) Maragogi (8) mato grosso (9) Mensagem (8) Moda (22) Mulher (22) Mundo (10) Música (52) Nasa (11) natal (2) Noiva (3) Pantanal (2) Páscoa (1) Política (28) Pratagy (2) rio de janeiro (6) Santo Antonio de Leverger (2) Saúde (7) Seleção Argentina (3) Seleção Canarinho (9) Seleção da França (1) Serrambi (15) Sorriso (1) SPFC (4) Tecnologia (10) UARS Nasa (8) utilidade pública (22) Viagens (28) Vídeo (21)
Mostrando postagens com marcador Crochê. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Crochê. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

REGATA RENDADA CROCHÊ

 Regata Rendada em Crochê correntinha

Regata no modelo da vitrine fotografada
Regata confeccionada
A primeira foto mostra a peça da vitrine, que era tecida em um fio cor natural, um barbante ou linha Anne ou Barroco, não sei ao certo, porque não deu para pegar a peça na mão. A receita que desenvolvi é para a linha Brisa com agulha de crochê 2,00mm – segunda foto.
  1. Comece tecendo uma cadeia de elos da seguinte forma: ** 7 correntinhas e 1 ponto alto triplo (3 laçadas) na primeira correntinha **. Se o seu ponto for muito apertado, trate de afrouxá-lo para o trabalho ficar bonito, porque o ponto da blusa é bem solto, como mostra a foto. Repita de ** a ** por 48 vezes – 48 elos. Cada motivo precisa de 6 (seis) elos. A regata terá 4 motivos na frente e 4 motivos nas costas. Será tecida em peça única, sem costura. Para uma blusa tamanho 38-42 são 48 elos. Para blusa 44-48 são 60 elos. 5 motivos na frente e 5 nas costas.
Cadeia de base para os motivos
Orientação gráfica para confecção

  1. Terminada a cadeia de elos de base para o motivo, vamos começar a primeira carreira do motivo fazendo no primeiro elo a primeira meia-flor de correntinhas com 4 pétalas. Cada pétala com ** 12 correntinhas e 1 ponto baixo ** (4x) prendendo no elo da base. 
  2. Na sequência, faça 6 arcos de 7 correntinhas, prendendo-os, cada um, com 1 ponto baixo em cada elo seguinte da base. A cada 6 elos da base, 1 flor. Depois 6 arcos em cada um dos 6 elos seguintes. Repita até o fim da volta, como no gráfico (cor laranja) a seguir.
A seta indica o início do motivo sobre o primeiro elo da base

Orientação gráfica para confecção da primeira carreira do motivo
  1. A primeira carreira (gráfico cor laranja) termina no último elo antes da primeira meia flor (confira no gráfico). Depois já começa a segunda carreira (gráfico cor verde).
Gráfico de orientação de confecção da 2ª carreira 
  1. A segunda carreira começa com um arco de 7 correntinhas que será preso na primeira pétala da flor. **A seguir faça mais 3 arcos de 7 correntinhas, prendendo-os em cada uma das pétalas seguintes. Depois disso, faça 1 arco de 7 correntinhas, pule 1 arco da carreira anterior e prenda-o no arco seguinte. Na sequência faça 1 arco de 7 corr., 1 arco de 9 correntinhas, 1 arco de 7 correntinhas e prenda cada um no arco seguinte da carreira anterior. Depois faça 1 arco de 7 corr. Pule 1 arco da carreira anterior e prenda-o diretamente na pétala da flor seguinte **Repita desde ** **, até o fim da voltalembrandoque a carreira termina 1 elo antes do início da volta. Veja o desenho com atenção. Esta sequência se repete em todas as carreiras pares.
  2. A terceira carreira dará início a mais um motivo intercalado entre cada dois anteriores.
Gráfico e orientação para confecção da 3ª carreira
  1. A terceira carreira começa assim: ** teça 1 arco de 7 corr., pule 1 arco da carreira anterior e prenda-o com 1 pb no primeiro arco que une as pétalas, teça mais 1 arco de 7 corr e prenda-o com 1 pb no arco seguinte, teça 1 arco de 7 corr., pule 1 arco da carreira de base anterior e prenda-o no arco seguinte com 1 pb. Teça 1 arco de 7 corr. E prenda-o com 1 pb no arco seguinte da base, que é o arco de 9 correntinhas. Nesse arco de 9 correntinhas da base, teça a meia-flor: 4 pétalas de 12 correntinhas presas no arco da base com 1 pb. Depois teça 1 arco de 7 corr. E prenda-o no arco seguinte**. Repita a sequência de ** a **, até o final da volta, observando sempre o gráfico e comparando com o seu trabalho. Certifique-se de que a volta termina sempre no arco anterior ao do início da mesma volta. Ok? A sequência da terceira carreira é igual para todas as carreiras ímpares.
  2. Só para concluir o motivo, vamos prosseguir e mostrar o gráfico da quarta carreira, cuja sequência é igual para todas as carreiras pares:
Gráfico de orientação para confecção da 4ª carreira


    1. Aqui vai um macete. Observe bem o gráfico. Verifique a flor de 4 pétalas de 12 correntinhas, da primeira carreira (laranja). As pétalas foram unidas na segunda carreira por 3 arcos de 7 correntinhas (verde). Depois os 3 arcos unidos com 2 arcos de 7 correntinhas na terceira carreira (pink). Por fim estes 2 arcos foram unidos com 1 arco de 9 correntinhas na 4ª carreira. Assim, o gráfico é 4, 3, 2, 1. E sobre esse arco de 9 correntinhas é levantada a meia-flor de 4 pétalas.
    2. Veja como fica a 5ª carreira...
Gráfico de orientação da 5ª carreira
  1. Lembre-se: Nos arcos antes e depois das pétalas não se prende arco algum, ele é sempre pulado. As carreiras do gráfico são resumidas em 4 pétalas, 3 arcos, 2 arcos, 1 arco. São 4 carreiras para formar 1 motivo mas são só 2 carreiras diferentes para tecer, porque, como você já pode observar, os motivos se intercalam e a cada 2 carreiras começa uma meia-flor entre os motivos da carreira anterior.
Teça por 30 cm e comece o decote e as cavas. A foto do modelo o decote e a cava começam simultaneamente. O meu trabalho eu fiz um decote diferente, estilo nadador, mais fechado na frente e mais cavado nas costas.
Bons crochês!
Gráfico resumo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

APAIXONANTE DAMA DE (CROCHÊ) VERMELHO


Peguei a foto na NET de uma blogueira de crochê - http://loucaporlinhas.blogspot.com.br/  (http://img296.imageshack.us/img296/483/31127th5122307lowr5.jpg)
O trabalho é tão lindo que não fosse os meus olhos experientes, não saberia que a atriz TERI HEATCHER está vestindo a peça pelo avesso. Até os nozinhos estão à mostra, mas está lindo, mesmo assim. Acho que vou copiar o modelito e executar em fio NEON da Piongouin. O caimento fica espetacular!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FELIZ PRIMAVERA A TODOS!

Comemorando a chegada da nova estação com amor e arte, posto aqui um trabalho de uma artista crocheteira blogueira e amiga do facebook e flickr LIDIA LUZ.
A Beleza das Flores (Título original da imagem)
Para vocês conferirem mais trabalhos criativos e coloridos: http://lidialuz.blogspot.com 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

TRABALHOS CONCLUÍDOS

1. TAPETE DE BARBANTE
Confeccionado em fio 6 com detalhe central em amarelo ocre


2. TAPETE DE BARBANTE
Confeccionado em barbante 6 bicolor e acabamento natural.


3. CENTRO DE MESA
Confeccionado em linha Cléa Círculo matizada 
O gráfico acima serviu de diretriz. É um barrado para naperon de tecido, mas eu confeccionei da forma abaixo, repetindo 4 flores no centro para não ficar simples demais.





Esse centro eu fiz para uma amiga de Jaciara. Comecei o trabalho em 2008, e parei umas 5 vezes. até perdi o material nas minhas mudanças, mas aqui em Lucas do Rio Verde eu o encontrei e terminei. É uma grande alegria ter um trabalho pronto e acabado, passado e engomado. Fica com outro valor.

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DA MULHER

Foto recente tirada no AP da mamãe em Cuiabá no dia 05-02-2011, pelo meu primo Pedro Nicolas que é de Lima, Peru, e esteve este mês no Brasil para nos visitar e conhecer. Foi um dia muito agradável. Almoçamos e depois saimos para mostrar a ele a capital de Mato Grosso, famosa pelos 40ºC em 360 dias do ano. 5 de inverno, abaixo de 10ºC, quando todos ficam em casa ou sobem a serra para passar mais frio em Chapada dos Guimarães. 

Olhem só como eu estava super bronzeada, recém chegada de Natal, onde passamos dias maravilhosos no Serhs, Via Costeira. Depois eu posto sobre essa viagem. Agora tenho que aproveitar para fazer este post para comemorar o dia da mulher.

Vi na TV hoje que no Brasil 66% das mulheres trabalham fora, o que significa que 66% das mulheres deste país tem dupla jornada de trabalho, porque quando chega em casa, o trabalho só continua. Ai temos que cozinhar, lavar, passar, educar os filhos, acompanhar a tarefa, o banho, alimentação, saúde, etc... Maridão chega, põe shorts, senta na TV pra comer assistindo o programa preferido porque chegou cansado do trabalho. Mas não tem nada não. Mulher é assim mesmo. Forte, enérgica, disciplinadora e disciplinada, suave, delicada, gentil, carinhosa, trabalhadora!!!!

UM GRANDE VIVA A TODAS AS MULHERES DO MUNDO!

Eu passei o Carnaval em meditação e lavores. Recebi a visita dos meus sogros, que ficaram até hoje e saíram antes do almoço, para pegar a estrada sem caminhão. Daqui a Cuiabá são 360km e o período de colheita de soja tem muita carreta, não interessa se é sábado, domingo, feriado ou carnaval. Soja colheu, tem que secar e é grande o movimento nos armazéns da região.

Foram dias agradáveis, apesar da chuvarada. Também trabalhamos no Plantão judiciário. Como em casa a secretária aderiu ao Carnaval, o trabalho foi conter o filhote pra não sujar a casa, por causa dos avós hospedados nesses dias. Mas tudo transcorreu tranquilamente. Almoçamos fora 2 dias. Ontem cozinhei pra mim e meu marido, porque estavamos enjoados da comida do restaurante. Por aqui não tem muita opção e como fiquei 2 meses sem secretária, não aguento mais comer em restaurante.

O bom desses dias foi que descansei um pouco e produzi algumas peças de crochê. AAAAAmo crochê e este ano retomei as artes e o artesanato. A seguir alguns trabalhos que fiz nesses dias de folga, enquanto assistia TV.



Este é um centro de mesa que comecei fazer em Jaciara, para a minha amiga Suely. Na mudança, perdi. Depois achei e agora estou terminando. Vejam o detalhe logo abaixo.



Esta toalha de rosto fiz ontem e a dei para minha sogra de presente pelo dia da mulher. O motivo do barrado é o Divino Espírito Santo, que eu peguei no Blog da Norminha, uma crocheteira de mão cheia. O endereço é  http://pontopreso1.blogspot.com/2011/02/croche-barrando-divino-1.html. Como sou crocheteira experiente, só de olhar eu tiro o motivo. Olha só como ficou lindo e delicado. Engomei com goma de polvilho, que não amarela. Eu misturo 2 colheres de sopa rasas de polvilho em 1 litro de água e mergulho o barrado na mistura. Depois penduro e deixo secar. Quando está quase seco, eu passo com ferro quente a vapor. Fica durinho. Veja no detalhe:



Esta aqui de baixo é um naperon redondo para centro de mesa, com 40cm de diâmetro, com flor central e barradinho do Divino. Eu peguei o motivo da internet e coloquei tanto na toalha como no acabamento do naperon.





Ficou super fofo, não????