Marcadores

Amigos (13) Brasil (15) ByMK (25) Carro (1) Casamento (3) cidadania (12) Comemorações (18) Copa do Mundo (13) Crochê (6) Culinária (2) dever (6) Dilma (5) direito (6) diversão (2) E-mail (1) Família (16) Fashion (5) Flores (10) forum (2) foto (9) Futebol (19) Gente (26) Gospel (7) Helena (38) Humor (3) inverno (5) Jaciara (1) John Lennon (1) justiça (5) lucas do rio verde (4) Lula (19) Maragogi (8) mato grosso (9) Mensagem (8) Moda (22) Mulher (22) Mundo (10) Música (52) Nasa (11) natal (2) Noiva (3) Pantanal (2) Páscoa (1) Política (28) Pratagy (2) rio de janeiro (6) Santo Antonio de Leverger (2) Saúde (7) Seleção Argentina (3) Seleção Canarinho (9) Seleção da França (1) Serrambi (15) Sorriso (1) SPFC (4) Tecnologia (10) UARS Nasa (8) utilidade pública (22) Viagens (28) Vídeo (21)
Mostrando postagens com marcador Viagens. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Viagens. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CASAMENTO NO UNIVERSO: VIA LACTEA X ANDRÔMEDA

Astrônomos da NASA anunciram na última quinta-feira que agora podem prever com certeza o próximo grande evento cósmico que irá afetar nossa galáxia, o Sol e o nosso sistema solar: a colisão titânica da nossa galáxia Via Láctea com a vizinha galáxia de Andrômeda.


Com essa colisão, a nossa  Via Láctea será totalmente repaginada, reestruturada e reformulada. O grande encontro está previsto para acontecer daqui a  quatro bilhões de anos. É provável que o sol vai ser atirado para uma nova região da nossa galáxia, mas a nossa Terra e o sistema solar não estão em perigo de serem destruídos, segundo os especialistas.

Esta ilustração mostra um estágio na fusão prevista entre a nossa galáxia, a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda, como ela irá se desdobrar ao longo dos próximos vários bilhões de anos. Nesta imagem, o que representa céu da Terra a noite em 3,75 bilhões de anos, Andromeda (à esquerda) preenche o campo de visão e começa a distorcer a Via Láctea com empuxo. (Crédito: NASA, ESA, Z. Levay e R. van der Marel, STScI; T. Hallas, e A. Mellinger)




"Nossas descobertas são estatisticamente consistentes com uma colisão frontal entre a galáxia de Andrômeda ea nossa Via Láctea", disse van der Marel Roeland do Space Telescope Science Institute (STScI) em Baltimore.

A informação veio através do estudo meticuloso e cuidadosas medições do Telescópio Hubble da NASA, Agência Espacial Americana, do movimento de Andrômeda, que também é conhecida como M31. A galáxia está agora a 2,5 milhões de anos-luz de distância, mas está inexoravelmente, caindo em direção a Via Láctea sob a força de gravidade mútua entre as duas galáxias e a matéria escura invisível que rodeia ambas.









Esta animação mostra a colisão entre a nossa galáxia, a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda. Observações do Telescópio Espacial Hubble indicam que as duas galáxias, puxadas juntas pela gravidade mútua, irão se chocar a cerca de 4 bilhões de anos a partir de agora. Cerca de 6 bilhões de anos a partir de agora, as duas galáxias se fundem para formar uma única galáxia. O vídeo também mostra a galáxia do Triângulo, que irá juntar-se na colisão e talvez mais tarde se fundir com o par Andromeda / Via Láctea. (Crédito Visualização: NASA; ESA, e F. Summers, STScI

Crédito Simulação: NASA; ESA; G. Besla, Columbia University, e R. van der Marel, STScI)

› Download video (45 MB mp4)
› Download video (no annotations)







"Depois de quase um século de especulações sobre o destino futuro de Andrômeda ea nossa Via Láctea, temos no mínimo uma imagem clara de como os acontecimentos vão se desenrolar ao longo dos próximos bilhões de anos", disse Tony Sangmo Sohn de STScI.

O cenário é como um batedor de beisebol assistindo um fastball que se aproxima. Apesar de Andrômeda estar se aproximando de nós a mais de 2.000 vezes mais rápido, ela terá 4 bilhões de anos antes da colisão.

As simulações de computador derivados dos dados do Hubble mostram que a colisão terá um adicional de dois bilhões de anos após o encontro para que as duas galáxias finalmente se integrem completamente numa fusão sob o empuxo da gravidade de ambas e se reestruture e se remodele em uma única galáxia elíptica semelhante ao tipo comumente visto no universo local.

Embora as galáxias atravessem uma a outra, as estrelas dentro de cada uma delas estão tão distantes que  não haverá colisão entre estrelas durante o encontro. No entanto, as estrelas serão lançadas em órbitas diferentes em torno do novo centro galáctico, em razão das forças da interação. Simulações mostram que o nosso sistema solar provavelmente será jogado muito mais longe do núcleo galáctico do que é hoje.

Para tornar as coisas mais complicadas, a pequena companheira M31, a galáxia do Triângulo, M33, irá juntar-se na colisão e talvez mais tarde se fundir com o par Via Lactea/M31Andromeda. Há uma pequena chance de que M33 vai bater a Via Láctea por primeiro.

Esta ilustração mostra os caminhos da colisão de nossa galáxia, a Via Láctea ea galáxia de Andrômeda. As galáxias estão se movendo em direção uma da outra sob a força inexorável da gravidade entre elas. Também é mostrada uma galáxia menor, Triangulum (M33), que pode ser parte do smashup. (Crédito: NASA, ESA, A. e R. Feild van der Marel, STScI)



O universo está se expandindo e acelerando, e colisões entre galáxias em estreita proximidade umas com as outras continuam a acontecer porque elas estão vinculadas pela gravidade da matéria escura em torno delas. O Telescópio Espacial Hubble mostra  que no universo tais encontros entre galáxias eram mais comuns no passado, quando o universo era menor.

Um século atrás, os astrônomos não sabiam da existência da galáxia M31 de Andrômeda, distante muito além das estrelas da Via Láctea. Edwin Hubble mediu a sua grande distância pela descoberta de uma estrela variável que serviu como um "marcador milepost."

Hubble passou a descobrir o universo em expansão, onde as galáxias estão se afastando de nós, mas há muito se sabe que M31 Andromeda está se movendo em direção à Via Láctea,  a cerca de 250.000 milhas por hora. Isso é rápido o suficiente para viajar daqui para a lua em uma hora. A medição foi feita usando o efeito Doppler, que é uma mudança na frequência e comprimento de onda das ondas produzidas por uma fonte em movimento relativo a um observador, para medir como a luz das estrelas na galáxia foi comprimida pelo movimento de Andrômeda em nossa direção.

Anteriormente, não se tinha como saber se esse encontro num futuro para nós distante seria posível assim como a forma como isso poderia acontecer e seus resultados. Isso depende do movimento tangencial M31. Até agora, os astrônomos não tinham sido capazes de medir o movimento lateral M31 no céu, apesar das tentativas que remontam mais de um século. O Telescópio Espacial Hubble e sua equipe de técnicos que analisam as imagens capturadas, chefiados por Van Der Marel, tem realizado observações extraordinariamente precisas do movimento lateral da M31 Andromeda, que já afastou qualquer dúvida a respeito da colisão e a fusão de Andromeda e da nossa Via Láctea.

"Isto foi realizado por várias vezes ao observar regiões selecionadas da galáxia ao longo de um período de cinco a sete anos", disse Jay Anderson do STScI.

"Na simulação do pior dos cenários, M31 bate na Via Láctea de frente e as estrelas são todas espalhadas em órbitas diferentes", disse Gurtina Besla da Universidade de Columbia em Nova York, NY "As populações estelares de ambas as galáxias vão se acotovelar , e a Via Láctea perderá a sua conhecida  forma achatada de panqueca, com a maioria das estrelas em órbitas quase circulares; os núcleos das galáxias se fundem, e as estrelas se soltam em órbitas ao acaso, até recriar uma única galáxia de forma elíptica. "

Esta série de ilustrações de fotografias mostra a fusão prevista entre a nossa galáxia, a Via Láctea e a nossa vizinha galáxia de Andrômeda.



Primeira Linha, Esquerda: Presente.

Primeira Linha, Direita: Em 2 bilhões de anos, o disco da galáxia Andrômeda se aproximando é visivelmente maior.

Segunda linha, esquerda: Em 3,75 mil milhões de anos Andrômeda enche o campo de visão.

Segunda linha, à direita: Em 3,85 bilhões de anos o céu está em chamas com formação de novas estrelas.

Terceira fila, à esquerda: Em 3,9 bilhões de anos, a formação de estrelas continua.

Terceira Linha, Direita: Em 4 bilhões de anos Andrômeda é tidally esticada e da Via Láctea fica deformado.

Quarta fila, à esquerda: Em 5,1 bilhões de anos, os núcleos da Via Láctea e Andrômeda aparece como um par de lobos brilhantes.

Quarta linha, Direita: Em 7 bilhões de anos as galáxias unidas formam uma galáxia elíptica grande, o seu núcleo brilhante que domina o céu noturno.

(Crédito: NASA, ESA, Z. Levay e R. van der Marel, STScI; T. Hallas, e A. Mellinger)

As missões com ônibus espaciais para manutenção do Hubble, atualizado com câmeras cada vez mais poderosas, proporcionaram aos astrônomos base de tempo longo o suficiente para fazer as medições críticas necessárias para desvendar o movimento de M31 Andromeda. As observações do Hubble e as consequências da fusão são reportadas em três artigos que aparecerão na próxima edição do Astrophysical Journal.

Para mais imagens, vídeos e informações sobre a colisão M31 com a Via Láctea, visite: http://hubblesite.org/news/2012/20

quinta-feira, 28 de julho de 2011

SEM CORAGEM DE IR À PRAIA

uma imagem do Cristo Redentor entre nuvens - panoramio

Carioca é assim mesmo, esquentou um pouquinho, tem gente de roupa de banho indo à praia. Mães com crianças de todo tamanho. Eu não consigo. Sou da terra mais quente do Brasil (pelo menos para a Rede Globo - Cuiabá), por isso sinto frio à toa. Não encaro um banho de mar com um ventinho depois, nem morta! Um monte de gente agasalhada andando pelas ruas e vez por outra um "peladão" encalourado a caminho ou voltando da praia. Estou feliz aqui mesmo sem tomar banho de mar. Aproveito as manhãs para colocar o sono em dia, porque de noite não dispenso um passeio, qualquer que seja a previsão do tempo, sem hora pra voltar pra casa! Delícia!!!!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COSTA DO SOL


Fiz este look no ByMK inspirada nas cores da COSTA DO SOL ou COSTA DOURADA como é conhecida a região das mais belas praias do Brasil, situada no litoral das ALAGOAS. Vejam os detalhes no site, basta clicar no link.

Pra quem duvida da beleza das praias de Maceió:
 Coqueiros, Mar e Céu em perfeita harmonia
 Calor, Brisa, Cores e Sons, tudo como num sonho!
 E pra quem não gosta de água salgada e de pisar na areia, piscinas de água refrescante
E tem quem se sinta ameaçada e defende com todas as garras o seu cantinho!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MEU ANIVERSÁRIO EM PRATAGY

 Ontem - 10/01/2011 - foi meu niver de 52 anos
 Foi maravilhoso passar esse dia aqui em Maceió. Estou passando 1 semana no Village Pratagy Resort - a 18 km de Maceió
 Já estive aqui em Fevereiro de 2008, quando o resort era administrado por uma empresa italiana chamadaVentaclub, que tinha cerca de 48 hotéis em praias paradisíacas pelo mundo. O padrão de atendimento era classe A, all iclusive, mordomia perfeita. Isso por aqui mudou (para pior) mas a praia continua a mesma.
 O mar lindo como o do Caribe, veja só a foto sem edição. A cor vai do azul claro ao esverdeado, transparente e muito limpinho. Não tem piscinas naturais mas tem ondas, o que é bem melhor. Ahhh, a areia é fofinha, detesto praia de areia batida como Santos etc e tal. Também não tem água viva, excesso de algas e caravelas. Em Maragogi tem tudo isso: Piscinas naturais, praia de areia batida, algas, ouriço do mar, caravelas e água viva. Já fui no Salinas do Maragogi Resort. Adorei, mas tive de ficar na piscina.
Aqui, apesar da queda no padrão, o mar compensou. E os hóspedes que antes eram 90% italianos, agora são 50% brasileiros. Não é mais all inclusive, houve uma redução de 50% no número de funcionários, cuja simpatia é a mesma mas dá pra sentir a diferença no tratamento dado aos turistas estrangeiros (mais atenção). Com a dramática redução no quadro de funcionários, o serviço de modo geral ficou prejudicado, o que reflete na aparência e conservação das edificações, nos jardins (eram exuberantes) e na limpeza das áreas externas (parece quem limpam só 1 vez por dia).


Mas o ambiente ainda é muito bom, porque é familiar. Todos os hóspedes com crianças e há atividades tanto para os pequenos como para os adultos, embora não seja mais tão emocionante quanto antes. É muito chato quando a gente conhece um lugar e volta depois de algum tempo como uma expectativa e encontra outra coisa. Eu já tinha visto alguns comentários de hóspedes que acharam tudo aqui um lixo. Não dei muita atenção a isso, porque tem gente que só sabe ver defeito em tudo. Tive a oportunidade de viver isso em Serrambi quando lá passamos 15 dias e adorei. Teve um hóspede que para ele deu tudo errado: a cabana dele não era de frente para o mar, como ele queria, choveu e deu goteira, a fechadura deu problema e não fechava por dentro, o ar não funcionava direito, o banheiro entupiu, teve curto na parte elétrica e por último o passeio de jetsky que ele contratou não deu certo porque choveu e ele ia embora no dia seguinte cedo.  Por fim ele ameaçou processar o Resort. Foi Hilário e Trágico ao mesmo tempo. No meu caso, não foi a mesma coisa. Foi só a constatação de que o resort envelheceu e não está recebendo a manutenção adequada. Uma pena, porque não dá mais para repetir o passeio. Estou estimando que esta temporada vai ficar mais despendioso do que se eu tivesse optado por um pacote R$2.000,00 mais caro, porque o que vou gastar com refeições extras, rigerantes, água, lanches e bebidas em 7 dias vai dar mais ou menos isso. Pagando R$2 mil a mais de cara, eu iria para um local muito melhor, acredito (Tipo Iberostar).
O mar é maravilhoso, bem melhor que em outros resorts tais como Nanai, Sumerville, Beach Class ou Salinas do Maragogi. Quem conhece ou já foi sabe o que eu digo. Nesses resorts as instalações são excelentes, mas a gente vai para a praia para tomar banho de mar e não de piscina, certo?
(pra mim!)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PANTANAL MATOGROSSENSE - DISTRITO DE MIMOSO - MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER

(Por do Sol no Pantanal Matogrossense - Rio Mutum - Distrito de Mimoso - Município de Santo Antonio de Leverger)

           Tive a grata satisfação de passar o feriado da Semana Santa 2010 no nosso Pantanal, na margem esquerda do Rio Cuiabá. Fiz um resumo legal do que teria sido a minha estada na POUSADA RIO MUTUM LODGE, de propriedade da Sra. Alice, ex-gerente do Banco do Brasil S.A. de Cuiabá.


           Ocorre que cometi uma gafe, por ter mencionado o Distrito de Mimoso como sendo pertencente ao Município de Barão de Melgaço/MT.
Confesso que fui negligente, por ter confiado na mera proximidade das localidades para fundar as minhas narrativas.

           O fato é que, por se situar do outro lado da Baía de Chamariana (ou Siá Mariana, como dizem alguns), eu conclui que Mimoso seria parte do Município de Barão de Melgaço.

           Um atento leitor deste Blog relatou o erro. Eu preferi manter o comentário dele naquela postagem e editar um novo artigo mencionando o fato, até mesmo para agradecer adequadamente a correção, de que o Distrito de MIMOSO pertence ao Município de Santo Antonio de Leverger. Vide : http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B4nio_do_Leverger

           Enganos desse tipo se comete com muita frequência. Aproveito para citar outro.

           Eu sempre pensei que o Distrito de São Vicente  - localizado na BR 364 entre os Municípios de Cuiabá e Jaciara, pertencesse ao Município de Cuiabá. Aliás, não só eu penso isso, como muitas pessoas que passam pro ali, isto por causa da ESCOLA AGROTÉCNICA DE CUIABÁ que fica no local.

           Acredito que só uns poucos conhecem a informação de que esse distrito também pertence ao Município de Santo Antonio de Leverger, tais como os moradores da localidade, os estudantes da Escola Agrotécnica, estudiosos geógrafos e os funcionários da Justiça Eleitoral.

           Pois bem, fica aqui registrada a correção do erro cometido na postagem do dia 14/04/2010 com o título PANTANAL MATOGROSSENSE - BARÃO DE MELGAÇO/MT - leia-se pois PANTANAL MATOGROSSENSE - DISTRITO DE MIMOSO - SANTO ANTONIO DE LEVERGER/MT

           OBRIGADA, Jean Souza, pela correção.

 (Rio Mutum - Distrito de Mimoso - Município de Santo Antonio de Leverger-MT - Brasil)

 (Rio Mutum - Distrito de Mimoso - Município de Santo Antonio de Leverger-MT - Brasil)

  (Pousada Rio Mutum - Distrito de Mimoso - Município de Santo Antonio de Leverger-MT - Brasil)

  (Pousada Rio Mutum - Distrito de Mimoso - Município de Santo Antonio de Leverger-MT - Brasil)

  (Rio Mutum - Distrito de Mimoso - Município de Santo Antonio de Leverger-MT - Brasil)

  (Rio Mutum - Distrito de Mimoso - Município de Santo Antonio de Leverger-MT - Brasil)

 Aproveitem agora para escutar um hino ao Pantanal na voz de Almir Sater, CANTANDO junto a letra abaixo.



CHALANA
(Domínio Popular)

     D
La vai uma chalana
       A     D
Bem longe se vai
                D
Navegando no remanso
              A  
Do rio Paraguai
 G
Oh! Chalana sem querer
D
Tu aumentas minha dor
 A
Nessas águas tão serenas
                  D
Vai levando meu amor
 G
Oh! Chalana sem querer
D
Tu aumentas minha dor
 A
Nessas águas tão serenas
                  D
Vai levando meu amor

E assim ela se foi
                   A       
Nem de mim se despediu
G
A chalana vai sumindo
 A              D   
Na curva lá do rio

E se ela vai magoada
                      A
Eu bem sei que tem razão

Fui ingrato
                      D
Eu feri o seu pobre coração
G
Oh! Chalana sem querer
D
Tu aumentas minha dor
 A
Nessas águas tão serenas
                  D
Vai levando meu amor
G
Oh! Chalana sem querer
 D
Tu aumentas minha dor
 A
Nessas águas tão serenas
                D
Vai levando meu amor.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PANTANAL MATOGROSSENSE - MIMOSO - SANTO ANTÔNIO - BARÃO DE MELGAÇO/MT

O último feriado da Semana Santa viajamos ao Pantanal de Mato Grosso,  nos Municípios de Santo Antonio de Leverger e Barão de Melgaço, mais precisamente às beiras do Rio Mutum, Distrito de Mimoso - Santo Antonio,  onde nasceu o MARECHAL Cândido Mariano da Silva RONDON. Há mais de 10 anos eu não ia lá, e o João Paulo, que tem 9, não conhecia essa nossa maior riqueza natural de Mato Grosso - O PANTANAL MATOGROSSENSE.

Essa é a maior planície de agua doce alagada do mundo, situada na Região Centro Oeste do Brasil, nos estados de Mato Grosso (40%) e Mato Grosso do Sul (60%). É formada pelos rios que compõe a bacia do prata, notadamente o Rio Cuiabá, Rio Paraguai, Rio São Lourenço, os quais todos nascem em Mato Grosso. O Pantanal inicia em Cuiabá, a partir de onde o Rio de mesmo nome é parcialmente navegável. Outrora a via fluvial era o meio de transporte existente entre Cuiabá e o resto do mundo. Por ali saiam navios que desciam o Pantanal, atravessando terras argentinas até o atlântico, subindo daí até o Rio de Janeiro, então Capital Federal. É uma região rica em diversidade natural e história. 

O nosso passeio foi cheio de memórias e ensinos ao nosso filho que pela primeira vez visitou a região.
Para se chegar ao Pantanal, saindo de Jaciara, pega-se a Rodovia BR 364/163 no sentido Jaciara - Cuiabá e, depois de descer a Serra de São Vicente, toma-se a MT-361 rumo a Barão de Melgaço. Desse ponto até PORTO DE FORA - o entroncamento da MT361 com a MT 040 para Mimoso - são 46km aproximadamente, em estrada de chão/terra elevada, em regular estado de conservação. A partir dessa bifurcação, pegue a estrada da esquerda, MT-040 para Mimoso.


Em Mimoso há uma edificação em estrutura metálica em forma de "donuts" que é o MEMORIAL RONDON. É uma idéia linda, nascida de uma concepção futurista que relembra a propagação das ondas eletromagnéticas e de telecomunicações, remetendo ao nosso Patrono das Telecomunicações, que atravessou este Estado de Mato Grosso lançando em todos os rincões as linhas telegráficas no início do século passado. Rondon é matogrossense de Mimoso, por isso a obra. O projeto é de autoria de PAULO CÉSAR MOLINA MONTEIRO (meu cunhado) e de JOSÉ AFONSO BOTTURA PORTOCARRERO, ambos arquitetos. 

 
De PORTO DE FORA até MIMOSO são aproximadamente 18km e mais 22 km até a Pousada. Depois que passar a ponte do Rio Mutum, é a 3a entrada à direita, com 3 placas de pousadas: Baguari, Tia Feva e Mutm Eco Lodge. A última entrada dessa estrada é a Pousada Rio Mutum Eco Lodge.

 

Desde Rondon até nossos dias, MIMOSO mudou muito pouco em estrutura e cultura, embora tenha se adaptado bem à modernidade, pois seus filhos se projetam em várias carreiras profissionais, o certo é que em número de habitantes estacionou, surpreendendo-nos com 1 pousada, 1 posto de combustível, 1 casa de eventos, 1 igreja, 1 posto meteorológico, 1 lanhouse, 1 posto telefônico,  vários bares, várias casas de isca, vários campinhos de futebol alagados (estamos ainda na época de chuvas) e a mesma humildade e simplicidade do início do século passado.  Resumindo, uma comunidade às antigas, porém com TV via Satélite. Não podia ser diferente, na terra do Patro no das Telecomunicações, Pacificador e defensor da causa indígena no país.

 

Na foto, em frente ao MEMORIAL RONDON, Júlio e João Paulo.

 

Para se chegar à pousada, tem-se que comer muita poeira, ou atravessar muita lama, dependendo da época. Mas o contato com a natureza virgem ou quase é um privilégio e o trajeto faz parte dessa aventura. No dia em que fomos à Pousada rio Mutum, às margens do Rio que lhe empresta o nome, e a alguns minutos de barco da BAIA SIÁ MARIANA (ou Chá Mariana, como se fala aqui),  o tempo estava instável, sem chuva mas muito nublado e anunciando uma chuva muito forte. A previsão do tempo era de chuva para todo o Brasil.
Após uns 5 km de passar por MIMOSO, chegamos à Ponte do Rio Mutum. Quase lá. Chegando....

Na estrada, após a ponte, tem-se várias entradas para algumas pousadas. A entrada da Pousada Rio Mutum Eco Lodge é a terceira à direita. Tem uma placa pequena, junto com outras 2 de outras pousadas. entre ai e siga engrenado. A estrada nos meses de chuva é intransitável desse ponto em diante para carros pequenos sem tração nas 4 rodas.

Enfim, chegamos ao Paraíso Ecológico.


Na pousada os cavalos pastam livremente em toda a área. à noite e bem cedinho podemos ver rebanhos de capivaras e algumas antas. Vários Tuiuiús, araras, papagaios, pássaros de todos os tamanhos e cores, arancuãns piando enlouquecidamente... fazem um barulho ensurdecedor como se estivessem discutindo... É como briga de torcida em dia de jogo de basquete... 
As aves se aproximam todas as vezes que passa um funcionário da pousada com alguma sacola de peixe ou carne. Estão acostumados a comer na mão das pessoas. Não são domesticados, são apenas comodistas. Não caçam, preferem comer do restaurante da pousada. Eu não os condeno, pois a comida de lá é muito boa.

Nos meses de Novembro a Março, geralmente o Pantanal está cheio, e não dá pra ver o limite do leito do Rio Mutum. Só os ribeirinhos locais conhecem onde se pode conduzir o barco. Essa foto, por exemplo, mostra uma área alagada de uns 2000m que vai da área da piscina da pousada até a beira do Rio. Onde os barcos estão ancorados, de junho a setembro fica completamente seco. Mas pra quem pensa que pode sair nadando por ai, um alerta: Tem pelo menos uns 15 jacarés da casa que circulam livremente nessa área, tanto por terra como na água. Além do que o alagado está infestado de piranhas e caterinas - tipo de peixinho nada amistoso que costuma comer em segundos as partes moles de quem se arriscar entrar na água com um minúsculo ferimento... Fique esperto!
causa indígena no país.
Na Pousada Rio Mutum não é permitida a utilização de nenhum aparelho sonoro. Talvez você possa usar um MP3 ou MP4, mas estaria perdendo os sons da natureza, que talvez você não vá ouvir em nenhum outro lugar do planeta. Se os animais ouvem músicas ou sons que não lhes são familiares, eles fogem e não aparecem até se esquecerem do barulho. Isso pode prejudicar o seu passeio. Afinal, você vai ao pantanal para ver a flora, a fauna e os costumes, certo? Deixe as tecnologias para quando você retornar ao seu mundinho.
 
Mas tem coisa que vc aprendeu recentemente que pode levar consigo para lá: Os bons constumes de coleta seletiva de lixo. Isso ajuda a preservar o meio ambiente e a reciclagem de matérias primas. Fora isso, vc tem mais é que aproveitar para passear de barco, conhecer o Rio Mutum, os corixos, canais, baias e ilhas do local. Reze para que a época que você for seja propícia para pesca, safari fotográfico, cavalgada, trilha, passeios de caiaque, exploração ecolócica e outra smodalidades de excurções de aventura. Se você tiver sorte, pode até ver  aonça beber água na Baia de Chacororé.

Se você não é de grandes pescarias, nem tem Carteirinha de Pescador Amador, não pode sair por ai pescando que vai levar uma multa das grandes, porque o IBAMA e a FEMA estão patrulhando a área com muita frequência, a fim de coibir a pesca predatória. A Carteirinha de pescarod Amador pode ser feita pela internet. Vc entra no site do IBAMA, vai na guia SERVIÇOS, Pesca, Amador. Faz o seu cadastro. Depois volta e emite a Guia para recolhimento. R$60,00 para pesca embarcada. A guia com o comprovante de quitação é a Carteirinha Provisória.
causa indígena no país.


Quando estávamos no meio da Baia de Siá Mariana, o tempo fechou. Em algum lugar já estava chovendo e em outro o Arco Iris começava a surgir. Se vc prestar bem atenção na foto, verá. E nós ainda estávamos indo de barco à Baia de Chacororé para pescar Piranhas. Piranha é um peixe fácil de pegar. ele morde qualquer isca. Tem em abundância e quando a gente chega na pousada deixa na cozinha para preparar um caldo dos mais saborosos. Além de nutritivo, há crença de que seja também afrodisíaco. Não é a toa que Jacaré procria tanto desse jeito no Pantanal. Hehe.
Já que estamos nessa, melhor garantir o prato do dia.


Essa é a foto da blogueira, que por um minuto deixou o celular para se deixar fotografar, adinal, no blog, sempre que possível, tem que ter a foto da escritora, certo?



O tempo fechando, os peixes rareando e a beleza da natureza dando o show. Veja essa foto com o céu coberto de núvens pesadas. Uma delas deu uma brechinha e o sol pôs ali os seus mais fortes raios por uns minutos e o visual ficou indescritível. A gente não sabia se era dia escurecendo ou dia raiando, tamanha a originalidade do momento. Era como se vc estivesse num quarto pintado de cores escuras e opacas e de repente acendessem um holofote. Veja o halo no céu. Acho que não é arco iris, é um halo de luzes como as do arco iris. Lindo, lindo. Imaginem ao vivo e a cores!


Até que enfim João conseguiu fisgar uma piranha! A primeira de uma série. Foram muitas. Ele pegou o jeito e não parou mais. Nunca tinha pescado nem lambari. Ficou entusiasmado como nunca. Está fazendo planos de pescar com Tio Chico, meu cunhado pescador. Não é que esse menino gostou? Eu prefiro continuar tirando fotos.


No dia seguinte a pedida foi outra: Cavalgada. Aqui está o João montando um legítimo puro sangue de origem pantaneira he he he!!! É o Pangaré, o melhor cavalo para a lida no alagado. É resistente, dócil, macio, inteligente e obediente. Passou a manhã toda no lombo do cavalo, troteando nos campos ainda secos, abrindo e fechadno piquetes, abrindo e fechando porteiras, vendo capivaras, e bandos de aves de arribação.


Essa foto mostra a postura de quem passa um dia todo cavalgando. No fim do passeio, o cavaleiro de fim de semana assume a curvatura do cavalo.
Bem, este é o resumo do meu Fim de Semana Santa, ou do Santo Fim de Semana que passe no seio do Pantanal Matogrossense, berço de abundante vida selvagem, da qual faço parte.
GGHGHGHGHRRRRHHHHHHGGHHGHGHGHGHGHGHRRRRRR!!!!

Fiquem com Deus e preservem a vida!!!!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

TRILHA SONORA DO SALINAS DO MARAGOGI RESORT - Ivete Sangalo - Não Precisa Mudar (DVD Maracanã)

NÃO PRECISA MUDAR
(SAULO E GIGI)

CANTA: SAULO E IVETE SANGALO



Não precisa mudar
Vou me adaptar ao seu jeito
Seus costumes, seus defeitos
Seus ciúmes, suas caras, pra que mudá-las?

Não precisa mudar
Vou saber fazer o seu jogo
Saber tudo do seu gosto
Sem deixar nenhuma mágoa, sem cobrar nada

Se eu sei que no final tudo fica bem
A gente se ajeita na cama pequena
Te faço poema, te cubro de amor

(Refrão)
Então você adormece
Meu coração enobrece
E a gente sempre se esquece
De tudo que passou


Não precisa mudar
Vou me adaptar ao seu jeito
Seus costumes, seus defeitos
Seus ciúmes, suas caras, pra que mudá-las?

Não precisa mudar
Vou saber fazer o seu jogo
Deixar tudo do seu gosto
Sem guardar nenhuma mágoa, sem cobrar nada

Se eu sei que no final tudo fica bem
A gente se ajeita na cama pequena
Te faço poema, te cubro de amor

(Refrão)
Então você adormece
Meu coração enobrece
E a gente sempre se esquece
De tudo que passou

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Salinas do Maragogi Resort - vídeo 01

Esta vídeomontagem de pequenos filmes de celular e fotos foram feitas para mostrar com ênfase as piscinas da praia do Salinas do Maragogi Resort, localizado em Maragogi, Alagoas, Brasil. Lá nós passamos 8 maravilhosos dias: de 07 a 14 de janeiro de 2008. O Hotel tem piscinas na área do restaurante principal e, atravessando o Rio Maragogi que corta a propriedade, as piscinas principais, na região da praia. Espero que este vídeo mostre a vocês a prazerosa estadia que o Staff do Resort e as suas instalações nos proporcionaram.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Vanessa da Mata Boa Sorte/ Good Luck - Clipe Original

Boa Sorte / Good Luck
Vanessa Da Mata
Composição: Vanessa da Mata

É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte!

Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará

Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz

Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais

That's it
There's no way
It's over, Good luck!

I've nothing left to say
It’s only words
And what l feel
Won’t change

Tudo o que quer me dar / Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It’s heavy
Não há paz / There is no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais / Isn’t real
Expectativas /expectations
Desleais

Mesmo se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha

Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais

Now even if you hold yourself
I want you to get cured
From this person
Who advises you

There is a disconnection
See through this point of view
There are so many special people in the world
So many special people in the world, in the world
All you want
All you want

Tudo o que quer me dar / Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It's heavy
Não há paz / There's no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais / isn’t real
Expectativas / That expectations
Desleais

Now we're falling, falling, falling , falling into the night, into the night
Falling, falling, falling, falling into the night
Um bom encontro é de dois
Now we're falling, falling, falling , falling into the night, into the night
Falling, falling, falling, falling into the night

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

SALINAS DO MARAGOGI RESORT - No Google Maps

CURTINDO A PISCINA COM A CRIANÇADA

Na foto, João Paulo na piscina da praia,
com as crianças e os tios da animação - CLUBE DO SIRI -
clubinho das crianças de 7 a 14 anos no Salinas do Maragogi Resort


Na foto, Eu com a vista da piscina da praia ao fundo,
Com João Paulo brincando com a criançada.
Tem coisa melhor?

CURTINDO O SOL NA CHEGADA

De cara, Júlio já foi ver a praia e lá ficou,
protegido por um guarda-sol porque o sol estava no ponto!



Acima a vista aérea do SALINAS DO MARAGOGI RESORT

A foto de satélite foi obtida do Google Maps. Dá pra ver a extensão da propriedade, cortada pelo Rio Maragogi. O Lobby e o restaurante principal ficam na parte superior, ao lado da Rodovia BR 101. Nesse setor ficam também o restaurante principal e80% dos apartamentos, o salão de jogos, a boate, sauna, lojas, manicure, sala de TV e ambiente de internet,recepção, governança, cozinhas, lavanderia, salão de ginástica, piscinas superiores, bar, coffe-shop, área externa de shows, tiroleza, trilha nas margens do Rio Maragogi, etc... Três pontes interligam a parte superior da outra área. Na área de baixo ficam os equipamentos náuticos, a piscina, as quadras de tênis, o campo de futebol, as quadras de esporte de areia, o campo para shows ao ar livre, as piscinas maiores, o Bar da piscina, quiosque de sorvetes, quiosque de mergulho e passeios náuticos, quiosque de massagens e banho de lua, caiaques, tiroleza, restaurante da praia, churrasqueiras, sanitários, vestiários, palco para shows e aulas de dança, praias e a belíssima vista da orla. Nesse local fica também o bloco de apartamentos com vista direta para o mar, onde eficamos hospedados. Enfim, uma estrutura pra ninguém botar defeito.



segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

PRIMEIRA PROVIDÊNCIA

NA CHEGADA,O RECONHECIMENTO DO LOCAL


Essa "Costa Dourada" das Alagoas é algo magnífico: Lindas praias, belíssimos coqueiros, areia finíssima, mar azul piscina e um SOL redondinho, pra verão nenhum botar defeito! Assim que chegamos ao SALINAS DO MARAGOGI RESORT, vestimos adequadamente para passar revista no local: A propriedade tem aproximadamente 8 has, e possui 205 apartamentos • Restaurantes • Coffee-shop • Room Service • Bar da Praia • Quadras de tênis • Pub • Salão de jogos • Loja • Piscinas • Internet TV a cabo • Quadra de vôlei de praia • Shows • Spa • Campo de futebol society • Campo de futebol de areia • Saunas • Clubinho infantil • Equipe de Lazer • Lago para pesca esportiva • Esportes náuticos • Turismo receptivo • Centro de Convenções...
Visitem o site para conferir:
Localização:
AL-101 Norte, Km 124 - Maragogi, AL, BR - 82 3296.3000 - Reservas: 82 3296.3030 - Fax: 82 3296.1158 / Reg. Embratur: AL.21.09.276.932/0001-36