Marcadores

Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saúde. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 10 de abril de 2012

SUCO DE LIMÃO + BICARBONATO - IMPORTANTÍSSIMO CONTRA O CÂNCER! ! !

Notícias boas "deveriam" e devem ser difundidas e divulgadas, o mais rapidamente possível . . .
Eu já fiz a minha parte.
SUCO DE LIMÃO + BICARBONATO
QUE O LIMÃO É BOM NÃO HÁ DÚVIDA.
superficie da taca depois coloque um pouco de sal em um prato e ... | http://carbonomix.blogspot.com...
Tomar limonada como água todos os dias, acrescentando uma colherinha de bicarbonato é melhor.
ao acordar tomar agua com limao faz bem sim este habito ajuda na ... | http://linkedshe.blogspot.com...
O Limão (Citrus limonun Risso, Citrus limon (L.) Burm., Citrus medica) é um produto milagroso
Bem Estar: Limão e suas propriedades | http://magociganobemestar.blogspot.com/2009/03/limao-e-suas-p...
para matar as células cancerosas. É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
Por que isto não é divulgado?
caipirinha faz 1 drink 1 limao cortado em pedacos sem os carocos e a ... | http://anaguevarameirise....
Porque há organizações interessadas em encontrar uma versão sintética que lhes permita obter lucros
fabulosos.
Suco de capim-limão para refrescar | Feito em Casa | http://wp.clicrbs.com.br/feitoemcasa/2011/01/03...
Mas, a partir de agora você pode ajudar um amigo que precise informando-lhe que deve
beber suco de limão com bicarbonato de sódio para prevenir a doença. Seu sabor é agradável.
suco de limao | http://tudoparameninas.wordpress.com/2010/05/02/uma-delicia/E, é
claro, não produz os efeitos terríveis da quimioterapia.
Perca 8 Kg com água gelada e limão :: Dicas de bem estar | http://dicasdebemestar.webnode.pt/news/pe...
E se você tiver lugar plante um pé de limão
no seu quintal ou jardim.
Limoeiro Papel de Parede no Baixaki | http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/3228-limoeiro.htm
 Todas as partes da árvore são úteis.
Sorbet de Limão | Movimente-se | http://www.movimente-se.com/2010/01/29/sorbet-de-limao/
A próxima vez que você quiser beber um suco, peça ou faça-o de limão natural, sem conservantes.
bem o suco de limao e um potente agente anti oxidante e alem de ... | http://doctordhan.wordpress.co...
Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo tem sido bem guardado só para não colocar em risco
as utilidades multi bilionárias de grandes corporações?
Limão, Fruta, Limoeiro, Variedades, Tipos, Indicação, Origem Limão ... | http://www.portalsaofrancis...
Como você bem sabe o limoeiro é uma árvore pequena e baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecido
Conjunto para cultivo Limoeiro Casa YG Venca  | http://www.venca.pt/casa/casa-e-jardim/conjunto-para...
pelo nome de limoeiro, pé de limão, lima (em alguns lugares), limona (cat) limoiaritz (eusk).
É uma fruta cítrica que vem em diferentes formas.
limoeiro.jpg | http://www.ilustrato.com/sk/?p=234
 Sua polpa pode ser consumida diretamente ou é
usada normalmente para fazer bebidas, sorvetes, doces e assim por diante.
Limonada | sincolorantes.com | http://www.sincolorantes.com/recetas/limonada/
O interesse desta planta é devido a seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora lhe sejam atribuidas
muitas outras propriedades, o mais interessante sobre ele é o efeito que produz sobre os cistos e tumores.
una bebida refrescante para cualquier día de verano. Naranja Limonada | http://www.e-recetasdecomida...
Esta planta é um remédio comprovado contra o câncer de todos os tipos e o bicarbonato vai mudar o Ph do seu organismo. Alguns dizem que é de grande utilidade em todas as formas de câncer.
Limonada - Vida Halal | http://www.vidahalal.com/pub/recetas/1070-limonada.html
É considerado também como um agente anti-microbiano de amplo espectro contra infecções bacterianas
e fungos que vivem em lugares ácidos.
Limão em Limonada | http://globoesporte.globo.com/platb/arthurmuhlenberg/2008/07/
 Acrescentando bicarbonato de sódio em sua limonada você altera
o Ph do seu organismo; é eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão arterial elevada e é
antidepressivo, combate a tensão e os distúrbios nervosos.
Limonada | http://www.dianasdesserts.com/news/news2006-05.html
A fonte desta informação é fascinante: ela vem de um dos maiores fabricantes de remédios do mundo, que
afirma que depois de mais de 20 testes de laboratório realizados desde 1970, ficou provado que o extrato:
Limonada Brasileña (Brazilian Limeade) Limonada de Fresa (Strawberry ... | http://www.mycolombianrec...
1 - Destroi as células malignas em 12 tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, de mama, de próstata, de
pulmão e do pâncreas ...
 ... los 5 Beneficios de la Limonada limonada - Famosas y Belleza | http://www.cosmeticauniversal.co...
2 - Os compostos desta árvore mostraram atuar 10.000 vezes melhor, retardando o crescimento das células
cancerosas do que a adriamicina, uma droga quimioterápica, normalmente utilizada no mundo.
Într-o zi calduroasa de vara, limonada cu ghea?a este bautura ... | http://www.iuli.eu/bauturi/limon...
3 - E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia, com o extrato do limão e bicabornato, destrói
apenas as células malignas do câncer e não afeta as células saudáveis.
 
Limonada | Recetas de Cocina Gratis y Dietas | http://recetasdelujo.com/2768/limonada-2/
Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street
Baltimore, MD 1201.
 ... toate ingredientele( lamaie,zahar,apa ) cand vrei sa faci limonada | http://www.gege.ro/retete-...DIVULGUEM
 

__._,_.___
 (Recebi este e-mail de uma querida amiga)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Acidose como causa de Câncer - por Otto Heinrich Warburg - Nobel de Medicina em 1931

O post anterior trouxe à baila um assunto muito discutido no meio científico, qual seja, a causa e a cura do câncer. A matéria faz menção a um estudo feito pelo cientista alemão OTTO HEINRICH WARGURG, laureado com o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia que demonstrou a sua tese  a respeito de enzima e oxigenação celular. Continuando seus estudos científicos, o médico alemão publicou na revista de pesquisa SCIENCE a sua tese a respeito da acidose celular como causa de câncer, em artigo datado  6 de Julho de 1962: publicação Vol. 137 no. 3523 pp. 30-31 ; DOI: 10.1126/science.137.3523.301962 (abaixo).
(Clique na imagem para ler o artigo original em inglês. Imagem da página inicial do artigo mencionado - terceira coluna - Revista Science http://www.sciencemag.org/content/137/3523/30.extract ).

Não é preciso ser nenhum expert para concluir que, 80 anos após a descoberta da enzima e 50 após o estudo conclusivo sobre as causas do câncer, a cura está nas mãos das indústrias farmaceutica e alimentícia. 

A Indústria farmaceutica detém o controle da população que já teve a doença diagnosticada. A indústria alimentícia, por sua vez, manipula a parcela da população que poderia evitar esse mal, com o controle das substâncias que ingere. Contudo, como essas indústrias andam de mãos dadas, não tem o interesse de promover a saúde pública para não diminuir os seus ganhos, cada vez maiores.

Só para ilustrar o poderio da indústria farmacêutica, vejam o que aconteceu no ano passado (nov-2011). A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda de medicamentos e suplementos alimentares que continham "aloe vera" ou como é popularmente conhecida a "babosa", alegando que o fitoterápico não possui estudos conclusivos que demonstrem a dosagem a ser utilizada que não seja prejudicial à saúde humana. 

A planta possui comprovados efeitos anti-inflamatórios e anti-oxidantes, de acordo com estudos feitos em diversas universidades por todo o planeta, a exemplo da tupiniquim UNICAMP - que adotou uma mistura homogeneizada de babosa e mel, tendo afirmado obteve efeitos redutores dos tumores cancerígenos dos animais submetidos ao tratamento com o produto. 


http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=composto-mel-babosa-contra-cancer&id=5995

Toda essa providência só para proteger os cofres das indústrias farmaceuticas internacionais,  retirando do mercado produto relativamente barato e acessível, que fugiria ao controle dos royalties dos grandes laboratórios. Isso só porque o produto estaria sendo usado como preventivo, anti-inflamatório e coadjuvante no tratamento de algumas modalidades de câncer.

(Imagem do site http://www.plantasquecuram.com/aloe-vera/anvisa-proibe-alimentos-e-bebidas-com-aloe-vera/ Resolução Anvisa nº 5.052, de 10-11-2011, publicada no Diário Oficial da União nº 218, de 14-11-2011, pág. 65, 1ª coluna.  http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=65&data=14/11/2011 ).

Consequência: FOREVER LIVING empresa americana de marcketing de rede que vende produtos, alimentos e bebidas contendo ALOE  VERA em sua fórmula teve de recolher mais da metade de seus produtos dos seus distribuidores no Brasil. Como para cada ação há uma reação igual em sentido contrário... Resultado: em Janeiro deste ano, os EUA rejeitaram o suco de laranja brasileiro, sob a alegação de que o mesmo  continha fungicida proibido pela FDA (Anvisa Americana). Retaliação???? http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/01/governo-dos-eua-barra-suco-de-laranja-brasileiro-com-fungicida.html

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Causa Primária do Câncer

Recebi este e-mail e achei importante compartilhar. Quem tiver alguma informação científica que comprove o contrário, por favor, me envie que eu publico no próximo post.
 
Helena Prado

Original de  Leandro Padilha Ribeiro <leandro.....@yahoo.com.br>

Assunto: A Causa Primária do Câncer
                 Tão importante que vale a pena ler 
 
 
A Causa Primária do Câncer
Sabiam que no ano de 1931 um cientista recebeu o prêmio Nobel por descobrir a CAUSA PRIMÁRIA DO CÂNCER?

Mas peraí, se a causa foi descoberta, por que ainda não descobriram a cura??
Vamos saber agora!!


Foi este senhor:
Otto Heinrich Warburg (1883-1970).
Prêmio Nobel em 1931 por sua tese "A causa primária e a prevenção do câncer"

Segundo este cientista, o câncer é a consequência de uma alimentação antifisiológica e um estilo de vida antifisiológico.

Por que?... porque uma alimentação antifisiológica - dieta baseada em alimentos acidificantes + sedentarismo, cria em nosso organismo um ambiente de ACIDEZ.

A ACIDEZ por sua vez, EXPULSA o OXIGÊNIO das células!!!

Ele afirmou: "A falta de oxigênio e a acidez são as duas caras de uma mesma moeda: quando você tem um, você tem o outro."

Ou seja, se você tem excesso de acidez, então automaticamente falta oxigênio em seu organismo!
Outra afirmação interessante: "As substâncias ácidas repelem o oxigênio; em oposto, as substâncias alcalinas atraem o oxigênio."
Ou seja, um ambiente ácido, sim ou sim, é um ambiente sem oxigênio.
E ele afirmava que: "Privar uma célula de 35% de seu oxigênio durante 48 horas, pode convertê-la em cancerígena."

Ainda segundo Warburg: "Todas as células normais tem como requisito absoluto o oxigênio,  porém as células cancerosas podem viver sem oxigênio - uma regra sem exceção."
E também: "Os tecidos cancerosos são tecidos ácidos, enquanto que os saudáveis são tecidos alcalinos."
Em sua obra "O metabolismo dos tumores", Warburg demonstrou que todas as formas de câncer se caracterizamn por duas condições básicas: a acidose (acidez do sangue) e a hipoxia (falta de oxigênio). Também descobriu que as células cancerosas são anaeróbias (não respiram oxigênio) e NÃO PODEM sobreviver na presença de altos níveis de oxigênio; em troca, sobrevivem graças a  GLICOSE, sempre que o ambiente está livre de oxigênio... Portanto, o câncer não seria nada mais que um mecanismo de defesa que tem certas células do organismo para continuar com vida em um ambiente ácido e carente de oxigênio.
Resumindo:
Células sadias vivem em um ambiente alcalino e oxigenado, o qual permite seu normal funcionamento:


Células cancerosas vivem em um ambiente extremamente ácido e carente de oxigênio:
IMPORTANTE:

Uma vez finalizado o processo da digestão, os alimentos de acordo com a qualidade de proteína, hidrato de carbono, gordura, minerais e vitaminas que fornecem, gerarão uma condição de acidez ou alcalinidade no organismo. Ou seja, depende unicamente do que você come!

O resultado acidificante ou alcalinizante se mede através de uma escala chamada PH, cujos valores se encontram em um nível de 0 a 14, sendo PH 7, um PH neutro.

É importante saber como os alimentos ácidos e alcalinos afetam a saúde, já que para que as células funcionem de forma correta e adequada, seu PH deve ser ligeiramente alcalino. Em uma pessoa saudável,
o PH do sangue se encontra entre 7,40 e 7,45. Leve em conta que se o ph sanguíneo caísse abaixo de 7, entraríamos em estado de coma, próximo a morte.

Então, o que temos a ver com tudo isto? Vamos ao que interessa!!
Alimentos que acidifican o organismo:
# Açúcar refinado e todos os seus subprodutos - o pior de tudo: não tem proteínas, nem gorduras, nem minerais, nem vitaminas, só hidrato de carbono refinado, que pressiona o pancreas. Seu PH é 2.1 ou seja, altamente acidificante
# Carnes - todas
# Leite de vaca e todos os seus derivados - queijos, requeijão, iogurtes, etc.
# Sal refinado
# Farinha refinada e todos os seus derivados - massas, bolos, biscoitos, etc.
# Produtos de padaria - a maioria contém gordura sagurada, margarina, sal, açúcar e conservantes
# Margarinas
# Refrigerantes
# Cafeína - café, chás pretos, chocolate
# Álcool
# Tabaco
# Remédios, antibióticos
# Qualquer alimento cozido - o cozimento elimina o oxigênio e o trasforma em ácido - inclusive as verduras cozidas.
# Tudo que contenha conservantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes, etc. Enfim: todos os alimentos enlatados e industrializados. Constantemente o sangue se encontra autorregulando-se para não cair em acidez metabólica, desta forma garantindo o bom funcionamento celular, otimizando o metabolismo. O organismo DEVERIA obter dos alimentos, as bases (minerais) para neutralizar a acidez do sangue na metabolização, porém todos os alimentos já citados, contribuem muito pouco, e em contrapartida, desmineralizam o organismo (sobretudo os refinados). Há que se levar em conta que no estilo de vida moderno, estes alimentos são consumidos pelo menos 3 vezes por dia, os 365 dias do ano!!! Curiosamente, todos estes alimentos citados, são ANTIFISIOLÓGICOS!!...Nosso organismo não foi projetado para digerir toda essa porcaria!!!

Alimentos
Alcalinizantes
# Todas as verduras cruas (algumas são ácidas ao paladar, porém dentro do organismo tem reação alcalinizante, outras são levemente acidificantes porém trazem consigo as bases necessárias para seu correto equilíbrio);  cruas produzem oxigênio, cozidas não.
# Frutas, igualmente as verduras. Por exemplo: o limão tem um PH aproximado de 2.2, porém dentro do organismo tem um efeito altamente alcalinizante (quem sabe o mais poderoso de todos).
Não se deixe enganar pelo seu gosto ácido, ok?
As frutas produzem quantidades saudáveis de oxigênio!
# Sementes
: além de todos os seus benefícios, são altamente alcalinizantes, como por exemplo as amêndoas.
#
Cereais integrais: O único cereal integral alcalinizante é o milho, todos os demais são ligeiramente acidificantes, porém muito saudáveis!.. Lembre-se que nossa alimentação ideal necessita de uma porcentagem de acidez (saudável). Todos os cereais devem ser consumidos cozidos.
# O mel é altamente alcalinizante.
# A clorofila das plantas (de qualquer planta)
é altamente alcalinizante (sobretudo a aloe vera, mais conhecida como babosa).
# Á água é importantíssima para a produção de oxigênio. "A desidratação crônica é o estressante principal do corpo e a raiz da maior parte de todas as enfermidades degenerativas", afirma o Dr. Feydoon Batmanghelidj.#O exercício oxigena todo teu organismo, o sedentarismo o desgasta.  Não é preciso dizer mais nada, não é?

O Doutor George w. Crile, de Cleverand, um dos cirurgiões mais importantes do mundo declara abertamente:
"Todas as mortes mal chamadas "naturais", não são mais que o ponto terminal de uma saturação de ácidos no organismo."
Como dito anteriormente, é totalmente impossível que um câncer prolifere em uma pessoa que libera seu corpo da acidez, nutrindo-se com alimentos que produzam reações metabólicas alcalinas e aumentando o consumo de água pura; e que por sua vez, evita os alimentos que produzem acidez, e se abstém de elementos tóxicos. Em geral o câncer não se contrai nem se herda… o que se herda são os costumes alimentícios, ambientais e o estilo de vida.  Isto sim é que produz o câncer.

Mencken escreveu:
"A luta da vida é contra a retenção de ácido".
"O envelhecimento, a falta de energia, o stress, as dores de cabeça, enfermidades do coração, alergias, eczemas, urticária, asma, cálculos renais e arterioscleroses entre outros, não são nada mais que a acumulação de ácidos."

O Dr. Theodore A. Baroody disse em seu livro "Alkalize or Die" (Alcalinizar ou Morrer):
"Na realidade não importa o sem-número de nomes de enfermidades. O que importa sim é que todas elas provém da mesma causa básica: muito lixo ácido no corpo!"

O Dr. Robert O. Young disse:
"O excesso de acidificação no organismo é a causa de todas as enfermidades degenerativas. Quando se rompe o equilíbrio e o organismo começa a produzir e armazenar mais acidez e lixo tóxico do que pode eliminar, então se manifestam diversas doenças."
E a quimioterapia?
Não vou entrar em detalhes, somente me limito a enfatizar o óbvio: a quimioterapia acidifica o organismo a tal extremo, que este recorre às reservas alcalinas do corpo de forma inmediata para neutralizar tanta acidez, sacrificando assim bases minerais (Cálcio, Magnésio, Potássio) depositadas nos ossos, dentes, articulações, unhas e cabelos. É por esse motivo que se observa semelhante degradação nas pessoas que recebem este tratamento, e entre tantas outras coisas, se lhes cai a g rande velocidade o cabelo. Para o organismo não significa nada ficar sem cabelo, porém um PH ácido significaria a morte.


Eis a resposta do começo do email: >>> É necessário dizer que isto não é divulgado porque a indústria do câncer (leia-se indústria alimentícia + indústria farmacêutica) e a quimioterapia são alguns dos negócios mais multimilionários que existem hoje em dia ??
É necessário dizer que a indústria farmacêutica e a indústria alimentícia são uma só entidade??
nota: Você se dá conta do que significa isto?
Quanto mais gente doente, mais a indústria farmacêutica no mundo vai lucrar! E pra fabricar tanta gente doente, é ncessário muito alimento lixo, como a indústria alimentícia tem produzido hoje no mundo, ou seja, um produz pra dar lucro ao outro e vice-versa, é uma corrente. Esta é uma equação bem fácil de entender, não é?)
Quantos de nós temos escutado a notícia de alguém que tem câncer e sempre alguém diz: "É.... poderia acontecer com qualquer um..." Com qualquer um ???
Agora que você já sabe, o que você vai fazer a respeito?
A ignorância justifica, o saber condena.
 
Vamor ser solidários. Passe este e-mail ao máximo de pessoas possível.

-- Margarete Velho




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PLANO DE SAÚDE - Utilidade Pública


COMUNICADO A TODOS OS PACIENTES BENEFICIADOS COM PLANOS DE SAUDE PARTICULAR (UNIMED , etc)

A norma é antiga, mas muitos PLANOS DE SAÚDE, CONVÊNIOS MÉDICOS E SEGUROS DE SAÚDE não estão obedecendo.


De acordo com a resolução n. 8/1998 do Conselho de Saúde Suplementar (consu n . 8/98) MÉDICOS NÃO CREDENCIADOS/ COOPERADOS podem SOLICITAR TODOS OS EXAMES E PROCEDIMENTOS, INCLUSIVE HOSPITALARES, contratados por pacientes beneficiários de qualquer plano de saúde. O PLANO DE SAÚDE é OBRIGADO A ACATAR.

A RECUSA POR PARTE DO SEU PLANO DE SAÚDE IMPLICA EM MULTA DE ATÉ 20 (VINTE) MIL POR CADA EXAME RECUSADO



Art. 2° Para adoção de práticas referentes à regulação de demanda da utilização dos serviços desaúde, estão vedados:
I - qualquer atividade ou prática que infrinja o Código de Ética Médica ou o de Odontologia;

II - qualquer atividade ou prática que caracterize conflito com as disposições legais em vigor;

III – limitar a assistência decorrente da adoção de valores máximos ou teto de remuneração, no caso de cobertura a patologias ou eventos assistenciais, excetuando-se as previstas nos contratos com cláusula na modalidade de reembolso;

IV - estabelecer mecanismos de regulação diferenciados, por usuários, faixas etárias, graus de parentesco ou outras estratificações dentro de um mesmo plano;

V - utilizar mecanismos de regulação, tais como autorizações prévias, que impeçam ou dificultem o atendimento em situações caracterizadas como de urgência ou emergência;

VI - negar autorização de procedimento em razão do profissional solicitante não pertencer à rede
própria, credenciada, cooperada ou referenciada da operadora;

VI - negar autorização para realização do procedimento exclusivamente em razão do profissional solicitante não pertencer à rede própria ou credenciada da operadora. (Redação dada pela Resolução CONSU nº 15, de 1999)(REVOGADA)

VII - estabelecer co-participação ou franquia que caracterize financiamento integral do procedimento por parte do usuário, ou fator restritor severo ao acesso aos serviços;

VIII - estabelecer em casos de internação, fator moderador em forma de percentual por evento, com
exceção das definições específicas em saúde mental.

IX – Reembolsar ao consumidor as despesas médicas provenientes do sistema de livre escolha, com valor inferior ao praticado diretamente na rede credenciada ou referenciada. (Incluído dada pela Resolução CONSU nº 15, de 1999).





NEGATIVAS DEVEM SER DENUNCIADAS À ANS: 0800 701-9656 - PARA SEU RESSARCIMENTO IMEDIATO.
POR FAVOR COMPARTILHEM. Obrigada!


Saiba mais nos sites:


FEDERAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR
 http://www.fenaseg.org.br/main.asp?View=%7BA51B3D30-1346-4CD1-ADBF-BE3D00C1B605%7D

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/cpss/index.html

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR
http://www.ans.gov.br/

RESOLUÇÃO 08/1998 DO CONSU
http://www.ans.gov.br/index2.php?option=com_legislacao&view=legislacao&task=PDFAtualizado&format=raw&id=307



quinta-feira, 24 de março de 2011

EM DEFESA DA CIDADE ONDE MORO COM MINHA FAMÍLIA

AGROTÓXICOS
(Helena Prado)
 Links relacionados:
http://partisanrs.blogspot.com/2010/09/agrotoxicos-ja-contaminam-ate-o-sague.html http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=390158

Uma pesquisa realizada pela FIOCRUZ em parceria com a UFMT e divulgada em 2010 recentemente ganhou as manchetes na mídia. Trata-se de pesquisa que detectou presença de agrotóxicos na urina, sangue e até no leite materno das lactantes de Lucas do Rio Verde. Isso abriu uma discussão acirrada acerca do assunto, notadamente porque já se avizinha o ano eleitoral de 2012 e muitos assuntos esquecidos no ano eleitoral de 2010 já estão sendo levantados visando os planos de administração municipal dos futuros candidatos.


O perigo dos agrotóxicos é indiscutível. Quanto mais próxima a área plantada da zona urbana ou povoados, mais exposta está a população aos efeitos indesejáveis dos referidos produtos. No nosso município, as plantações de milho e soja esbarram nas últimas quadras do plano urbanístico.

Não se pode negar ou infirmar uma pesquisa científica com meros argumentos defensivos, sem base fundamentada. O fato de a pesquisa ter sido realizada supostamente com dados colhidos em anos anteriores, não significa que a exposição aos perigos nesta data tenham sido reduzidos ou que seus efeitos sejam menores. Isto porque a área plantada cresce a cada dia. As culturas se sucedem em períodos contínuos várias vezes por ano.

Para se garantir a produtividade da terra e a baixa incidência de pragas é indispensável a aplicação de defensivos e fertilizantes. A aplicação desses produtos, mesmo nas dosagens recomendadas pelos fabricantes, não isenta a população dos efeitos colaterais, que são mais contundentes nas pessoas que manejam tais produtos ou nos que vivem nas imediações de sua aplicação.

Além disso, há a disseminação que se dá com rapidez pela aplicação  aérea, posto que os ventos e chuva permitem o rápido transporte dos elementos em suspensão no ar. Porém essa contaminação não se efetiva só e diretamente pela atmosfera, mas também através da infiltração dos produtos no solo, cujas águas pluviais percolam e infiltram até os mananciais,  carregando os resíduos até as nossas casas. Isso sem contar com a contaminação pelo consumo direto de produtos vegetais in natura.

Muito embora a Prefeitura de Lucas do Rio Verde se empenhe em promover esclarecimentos e policie de alguma forma o uso abusivo dos defensivos agrícolas, não se pode olvidar que é impossível que se faça uma fiscalização efetiva, precisa e eficaz do manejo desses agrotóxicos na zona rural, notadamente pela falta de meios e material humano para isso.

Por outro lado, muitos agricultores, na ânsia de aumentarem sua produtividade e com isso obterem maiores lucros, compensarem as perdas anteriores e alcançarem os resultados a custos reduzidos, optam pela aplicação de produtos que já foram banidos dos mercados internacionais, adquirindo-os através de contrabando do Paraguai, aplicando-os indiscriminadamente às escondidas e burlando toda sorte de controle que o poder público possa ter.

 Assim, é bom que todos coloquem suas barbas de molho e admitam a realizade apontada na pesquisa divulgada como um alerta muito importante. Seja qual for a data da sua coleta, esses dados apontam resultados alarmantes que anunciam o sério risco ao qual estamos expostos,  mesmo porque SE repetida a referida pesquisa, não se pode precisar que não seriam confirmados esses resultados nefastos.

 

A única forma de se coibir tais abusos, como o uso indiscriminado de fertilizantes e agrotóxicos, é através da educação, da conscientização da população e dos produtores. A população, para que cobrem e se mobilizem para pedir providências das autoridades governamentais, no sentido de disponibilizarem meios eficientes para uma fiscalização enérgica e coercitiva do manejo desses agrotóxicos. Os produtores para que vejam com inteligência e com o coração os resultados nocivos que a sua atividade pode causar aos seus iguais, evitando com isso que sejam eles também vítimas, e só após promovam meios alternativos de proteger a lavoura, praticando o uso consciente e contido de produtos agrotóxicos.



Lucas do Rio Verde, cidade progressista e painel para o mundo em razão do mercado da soja, tem sido modelo para o Brasil, tanto em produção agrícola, geração de empregos, educação, saúde, urbanismo e outras áreas sociais, o que lhe confere uma das melhores qualidades de vida do Brasil. Tem atraído os olhares e investimentos de setores industriais, por ser a cidade que mais cresce no Estado, além de estar entre as 5 que mais contribuem com divisas para o Mato Grosso. 


Com a instalação de grandes indústrias de beneficiamento dos produtos do agronegócio, vieram os imigrantes. O aumento demográfico repentino, fez dobrar a população da cidade que há 10 anos contava com 20mil, hoje já somos mais de 50mil habitantes e em franco crescimento. 


Apesar de contribuir com grande parcela para o PIB Estadual, Lucas do Rio Verde não vem recebendo do Estado, nesse mesmo período, o proporcional investimento em infraestrutura, o que tem causado alguns transtornos aos seus habitantes.


Porém, como sempre, continua modelo para o Brasil ao enfrentar com seriedade e dinamismo por parte da sociedade civil organizada os problemas que afligem a população, a exemplo da Cadeia Pública que é a mesma há 20 anos, e que está recebendo investimento municipal para ampliação além de construção de uma nova, em parceria com o Estado, para abrigar os reeducandos provisórios.

Por isso, tenho confiança de que Lucas do Rio Verde vai ser exemplo mais uma vez, com a solução eficiente deste problema, retornando para breve uma resposta efetiva, sem "panos quentes", independente de iniciativa do Poder Público, com o intuito de continuar na vanguarda e manter o seu status de excelente qualidade de vida no Brasil, anunciando em breve os resultados do manejo racional e controlado de produtos defensivos e fertilizantes, visando preservar a produtividade agrícola sem comprometer a riqueza maior que é a vida de seus habitantes.









Helena Prado Monteiro é graduada em Engenharia Civil pela UFMT, em Direito pela UNIVAG e
Funcionária do TJMT, a serviço do Forum de Lucas do Rio Verde.
(Imagens colhidas da internet)
http://www.mtnoticias.net/system/archives/1001/medium/images.jpg?1294058617
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAFZV0kkowhXQkFl_v2ivUn9C_czVURPZJ7pRCTx7rzpsKF7joFA_ZlkmX2DBTfoH4VkkEKxJN0D-usvuZwOzCnRaf9hyphenhyphentHx4Byqb8gAjNoy7Hf8QZYtXnmc2GX9-zuQbMSBwdEA/s400/agrotoxico4.jpg

sexta-feira, 11 de junho de 2010

UMA ARMADILHA CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

Recentemente recebi um e-mail interessante, sobre uma armadilha simples contra o mosquito da Dengue. Ainda não testei, mas estou pronta para fazê-lo, mesmo porque nada tenho a perder se isso não funcionar. Mas tenho esperança que dê certo.
Vejam:
 
Para ajudar na luta contínua contra os mosquitos da dengue, bem como contra a dengue hemorrágica, uma idéia é trazer os vetores do virus para uma armadilha simples, que pode matar muitos deles.
Anote o que você precisa para preparar a armadilha:
. 200 ml de água,
. 50 gramas de açúcar mascavado,  
. 1 grama de levedura (compra na loja de produtos naturais)
. 1 garrafa pet de 2 litros 
. 1 saco plástico preto, tipo os de lixo
A seguir, o passo a passo para confeccionar a armadilha
1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo:  
2. Misture o açúcar mascavado com água quente. Deixar esfriar depois e despejar na metade de baixo da garrafa.
3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono. 
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa. 
5. Entolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
Em duas semanas você vai ver a quantidade  de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa.

Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar  esse método muito útil em  escolas, creches, hospitais e residências.